Fatores chave para o Sucesso das vendas

Fatores chave para o Sucesso das vendas

Vender atualmente exige processos bem estruturados e ferramentas eficazes que te auxiliam para o sucesso das vendas Mas você sabe identificar quais são os fatores chaves para o sucesso?

Temos visto que a demanda por competências estratégicas está aumentando e por outro lado, competências transacionais vem aos poucos diminuindo e sendo menos valorizada nas empresas.

Competências transacionais como gestão de pipeline com foco no curto prazo, vendas reativas e análise de resultados são facilmente encontradas nos vendedores e menos procuradas pelas empresas, principalmente quando falamos em vendas B2B e de alto valor. Já as competências mais complexas, que envolvem estratégia de vendas são as mais raras de encontrar nos vendedores e as mais valorizadas pelas empresas. No nosso ponto de vista, o vendedor deve ser o gestor estratégico de sua carteira, consultor de seu cliente, ter o sentimento de dono do seu negócio e ser parceiro de seus pares e fornecedores.

Fatores chave para o Sucesso das vendas

Para isso, o vendedor deve estar cada vez mais alinhado à estratégia de vendas e marketing da companhia. Seu papel é fundamental como um catalizador dos processos, gerando mais benefícios para o cliente e melhores resultados para a empresa.

Nesse sentido, o processo de vendas e marketing precisam estar cada vez mais estruturados e integrados e o vendedor, em busca de alternativas para utilizá-los e gerar cada vez mais sucesso nas vendas.

E por fim, as ferramentas nunca tiveram um papel tão relevante. Usando a tecnologia a nosso favor e de forma inteligente, o vendedor pode ganhar até dois dias de produtividade (palavras de clientes nossos), pode acessar pessoas que ele nunca teria acesso, se comunicar facilmente com seus pares e as áreas podem definitivamente estar alinhadas em um mesmo objetivo.